Berinjelas, tomates, cebolas, batatas, cenouras, folhas de uva, repolho, enfim...todos os legumes que podem ser preenchidos com arroz, carne, figado de galinha e grãos, são usados!
A carne mais valorizada é a de cordeiro, mas a bovina também é consumida. Aves como frangos, codornas e pombos são igualmente utilizados.
O triguilho é o principal grão da nossa cozinha, seguido do grão-de-bico! O arroz figura, principalmente para o famoso Mjadara(arroz com lentilha), mas não é o rei, como aqui no Brasil.
Mas tudo não seria o que é, se não fossem os deliciosos aromas das especiarias e ervas: cardamomo, canela, cravo, cúrcuma, cominho, coentro, pimentas diversas, feno grego, tomilho, sumac, salsa, menta e coentro em folha, dentre outros.
Há um certo apelo mágico que cerca o uso das especiarias e ervas, que não são usados apenas para dar sabor mas também por seu uso medicinal e algumas vezes, por seus pretendidos valores afrodisíacos. Alguns aumentam o apetite, ajudam a digestão ou acalmam os nervos; podem ajudar o coração ou a circulação, podem ser usados como estimulantes sexuais. O mais interessante é que estas especiarias poderiam transferir atributos àqueles que as consomem: o gengibre teria o poder de fazer as pessoas se apaixonarem, a água de rosas poderia tansferir um semblante "rosado", alegre, aos consumidores.
As ervas, menta, salsinha, aipo, dentre outras são utilizados nos preparos mas também colocados à mesa para serem comidos crus.
Mas em nossa cozinha, também utilizamos produtos específicos, a maioria importados do Oriente: snoubar(pinholes), sumac, zattar, almíscar, água de rosas, de laranjeira, tudo do Líbano, azeite espanhol ou portugues(são os melhores para nossa comida), melaço de romãs e tahini da Syria.
Baharat, Ras el Hanout, Zaatar, Besar - não são ingredientes, mas misturas de vários ingredientes, que variam conforme a casa onde é feita.
Mas isto é outra história, que contarei depois.
De todo modo, importante é dizer que o modo tradicional de preparar os pratos árabes conferem textura e sabor, que de outra maneira não é alcançado. Devido a este fato é que o preparado é tão demorado e pode levar dias. Não é por outro motivo que nossas avós e tias passavam a semana inteira mergulhadas na cozinha...
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário